Saúde do trabalhador e músico

Saúde do Trabalhador

 

- Saúde Auditiva do Trabalhador

 

Trabalhar exposto a níveis de pressão sonora elevados (sons intensos acima de 85dB por 8 horas de trabalho) pode provocar uma perda auditiva progressiva e irreversível gerando prejuízos tanto para o trabalhador, afetando sua produtividade, quanto para o desempenho da empresa.  Por esta razão a LEI NR-7 - ANEXO I - PORTARIA 19  exige que toda empresa cujo  trabalhador esteja em ambientes acima dos limites de pressão sonora estabelecidos deve possuir um Programa de Conservação Auditiva  (incluindo a realização periódica de audiometrias, etc.) com o objetivo de prevenir e/ou estabilizar as perdas auditivas já existentes nos funcionários das empresas. Mantenha sua empresa regularizada de acordo com a lei. A Clínica Espaço Fono é uma Clínica especializada em Saúde do Trabalhador, nela você pode encontrar os serviços de prevenção e regularização acima descritos para dispor de uma melhor qualidade de vida laboral em sua empresa e seus funcionários.

 

- A Comunicação nas Empresas

 

Consultoria em Comunicação e Programa de Conservação Vocal para Empresas de Telemarketing/Call Center e Centrais de Atendimento ao Cliente (SAC, Recepcionistas...)

 

Manter a voz em forma para aqueles que fazem uso da mesma como instrumento de trabalho é um cuidado necessário. Ficar rouco, com a voz cansada ou sentir dores na garganta durante ou após o período de trabalho é muito comum para estes profissionais. O uso da voz profissionalmente sem o acompanhamento de um Fonoaudiólogo pode levar ao abuso vocal e com o tempo causar problemas nas pregas vocais tornando  o uso da voz desconfortável e doloroso. Para profissionais de empresas de Telemarketing e Call Center e Centrais de Atendimento ao Cliente em geral, e não devemos excluir as equipes de recepcionistas de hospitais e clínicas não é diferente, pois a voz é a ligação entre o consumidor e a empresa, se a VOZ e a comunicação não são adequadas/agradáveis, a IMAGEM DA EMPRESA na visão do CLIENTE fica prejudicada, visto que este profissional representa  através do telefone a qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa. Para isso é necessário que haja um Programa de Conservação Vocal nestas empresas visando a prevenção e monitoramento dos cuidados com a voz.

Não devemos esquecer da preocupação com a audição dos profissionais de Telemarketing e Call Center, onde de acordo com a LEI 5675/2010 torna-se obrigatório a realização periódica do exame audiométrico cujo objetivo é avaliar a audição daqueles trabalhadores expostos ao uso diário e por várias horas seguidas de aparelho de telefonia. A realização anual do exame visa a detectar possíveis alterações nos trabalhadores e que os mesmos possam tomar medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento de perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para as empresas.

A Clínica Espaço Fono dispõe de Fonoaudiólogo para realizar todo o treinamento no ambiente de trabalho, ou seja, na própria empresa e também oferece o serviço de Exame de Audiometria para os profissionais de Telemarketing, o exame deverá ser realizado diretamente na clínica.

 

- Saúde do Músico

 

Em construção.

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