Dúvidas Frequentes

O que a Fonoaudiologia faz?

"A Fonoaudiologia é a profissão regulamentada pela Lei no 6.965, de 9 de dezembro de 1981, e pelo Decreto no 87.218, de 31 de maio de 1982. É uma ciência que tem, por objeto, o estudo da comunicação e seus distúrbios. O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas". (Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia)

Qual o papel do Fonoaudiólogo junto à escola?

O papel do Fonoaudiólogo na escola visa orientar os pais e professores sobre as alterações da Comunicação Humana, através de reuniões, participações em eventos e palestras, para que saibam quando será necessária a ajuda do Fonoaudiólogo no aprendizado e desempenho social e escolar do seu filho (a). O Fonoaudiólogo pode, inclusive, realizar um Programa de Triagem Escolar onde vai sinalizar os alunos que necessitam de um encaminhamento mais específico e maior atenção por parte dos pais e professores.

O que devo fazer quando suspeitar de algum problema auditivo?

Procure um médico Otorrinolaringologista para que ele solicite exames auditivos e após o diagnóstico ele possa indicar o melhor tratamento para o seu caso, podendo ser:

  • medicamentoso
  • cirúrgico
  • uso de aparelhos auditivos e/ou implante coclear.

Conversei com meu médico e ele fez a indicação do uso aparelhos auditivos para ajudar a resolver meu problema. E agora? Como proceder para fazer escolha certa do aparelho auditivo que devo usar?

Procure um Fonoaudiólogo com experiência na área de Audiologia e Adaptação de Próteses Auditivas para realizar um teste com o(s) aparelho(s) auditivo(s) e fazer a Experiência Domiciliar e, assim, possam decidir juntos o melhor aparelho auditivo indicado para você, de acordo com o grau e tipo da sua perda auditiva, suas necessidades de comunicação individuais e potência do aparelho.

O que é a Experiência Domiciliar?

A Experiência Domiciliar é a possibilidade que o paciente tem de usar, por um breve período, os aparelhos auditivos indicados e selecionados, no seu ambiente de convívio (em casa, local de trabalho, etc.), sendo uma forma de verificar, antes ou durante o processo de aquisição (compra) do aparelho, as chances de adaptação que o paciente terá com aquele aparelho auditivo que foi selecionado previamente. Dependendo do resultado dessa experiência, o paciente junto ao Fonoaudiólogo irá decidir se a escolha inicial foi adequada ou se há necessidade de selecionar um novo aparelho onde haja melhor adaptação do paciente.

Daniela Pimentel © 2014.  Crefono. 13137- Rj

Avenida Presidente Vargas, Nº583, Sala.712 – Centro – RJ  |  Tel.: (21) 2223-0514